• Educação Infantil

    Valorizando a brincadeira como forma de pensar, sentir e agir

  •  

Educação Infantil

Em 2013 o espaço físico da Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Maria – RJ foi repensado e reestruturado com o objetivo de incentivar ainda mais a construção e o desenvolvimento da autonomia e da identidade dos alunos.

O mundo encantado do segmento agora é um espaço mágico constituído por um prédio particular com 1.500 m², dividido em três andares, com infraestrutura adaptada e mobiliário fisicamente adequado às faixas etárias do segmento. Sendo assim, todos os ambientes oferecem maior possibilidade de movimento e interação entre as crianças, conforme descrição a seguir:

    • Espaço Céu Encantado – Ao entrar nesse ambiente a impressão que se tem é a de estar em um espaço aberto. O teto da sala faz alusão ao céu devido às cores, à composição das luzes e aos efeitos óticos nele aplicados. O local, que também tem brinquedos e linha especial de espuma para práticas psicomotoras, foi projetado para realização de atividades para percepção corporal e momentos de lazer.

 

    • Cozinha experimental – Nessa delícia de espaço as informações ultrapassam o quesito sabor. Nela são realizadas práticas que visam a uma alimentação saudável a partir de oficinas de educação alimentar. Tudo num contexto cultural e conceitual, no qual são trabalhados, por exemplo, o gênero textual através de deliciosas receitas culinárias, a Matemática por meio de medidas, a Geografia através dos quitutes regionais e as Ciências ao explorar não apenas o aumento das percepções gustativas como o de todos os outros sentidos humanos.

 

    • Horta – Projetada para que os alunos tenham contato com práticas agrícolas, a horta está localizada em uma área que favorece o plantio de legumes, verduras e temperos, os quais depois serão utilizados na cozinha experimental do segmento. Ou seja, os alunos aprendem a integrar conceitos e atividades ao plantar, colher e utilizar os alimentos, de modo que valorizem os benefícios da prática no conhecimento e na preparação de uma alimentação saudável.

 

    • Salas de aula – Equipadas com elementos pedagógicos, como livros literários, jogos matemáticos e brinquedos educativos e interativos.

 

    • Sala de Música – Composta por variados instrumentos musicais. Nas paredes há ainda revestimento especial, além de piso apropriado, para elevar a qualidade acústica durante as aulas.

 

    • Sala Pintando o 7 – A Sala de Artes é um local específico onde professores e alunos exercitam a apreciação artística, a criatividade e a imaginação ao mesmo tempo em que desenvolvem a capacidade de expressão artística, através de atividades que envolvem diferentes texturas, tintas, recortes e materiais ecologicamente corretos.

 

    • Sala multimeios – Nela há um diversificado acervo literário, cinematográfico e teatral para exploração da prática de contação de histórias somado a elementos tecnológicos que ampliam a compreensão da leitura de mundo. Além disso, o ambiente é propício para o desenvolvimento da coordenação e da percepção corporal através dos múltiplos espelhos.

 

    • Ampla área verde – O Colégio conta com mais de 12.500 m2 de área verde preservada, o que possibilita aos alunos a oportunidade de conviver em constante contato com a flora da Mata Atlântica. Portanto, desde a Educação Infantil nossos alunos participam de projetos de educação ambiental. Há inclusive espaço para recreação, quadra de esportes, anfiteatro e lugar específico para a realização de piqueniques.