• Educação de Jovens e Adultos

EJA

Desde 1967 o Colégio Sagrado Coração de Maria oferece no turno da noite educação de qualidade para jovens e adultos, visando ao crescimento e à formação integral dos menos favorecidos, que não tiveram a oportunidade de cursar a escolaridade básica, defendendo a construção de relações fundadas no respeito, na solidariedade, na cooperação e na amizade entre as pessoas.

A maioria dos alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos é trabalhadora, oriunda das camadas populares e necessita iniciar ou completar seus estudos. Geralmente trabalham e, por isso, buscam uma qualificação para o mercado profissional, a fim de obter melhor desempenho em suas atividades e uma melhor colocação na sociedade.

Proposta pedagógica e currículo

O projeto curricular (iluminado pelo programa do Ensino Religioso) aborda os conteúdos de forma contextualizada, visando a promover uma aprendizagem significativa, enriquecida pela formação dos valores éticos e religiosos.

Enquanto modalidade educacional que atende à classe trabalhadora, tem como finalidade o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.

O currículo valoriza o seu conhecimento e a capacidade de reflexão crítica como mecanismos de inserção no mundo letrado, proporcionando também crescimento na experiência, na ação e na realização, pois, segundo Paulo Freire, “a práxis é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo”.

As disciplinas oferecidas são as que compõem o currículo mínimo exigido por Lei para os diversos níveis e modalidades de Ensino.