Ensino Médio

A Proposta Pedagógica do Ensino Médio do CSCM se traduz na educação para competências, na qual o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades ocorrem de forma concomitante e recursiva, e os conhecimentos são meios para atingir determinados fins, e não fins em si mesmos. Tendo como foco o vestibular, a prioridade é dada aos conteúdos e habilidades contemplados nos principais vestibulares do Rio de Janeiro e no ENEM.

O Ensino Médio, como segmento final da Educação Básica, apresenta como principais objetivos: consolidar e ampliar as habilidades e competências desenvolvidas nos níveis de escolaridade anteriores; orientar para o mundo do trabalho e instrumentalizar para a prática da cidadania, sem perder de vista a realidade do contexto atual e incentivar a formação continuada e a leitura, a interpretação e a utilização de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para o aproveitamento pessoal e profissional, a serviço do bem comum.

A fim de concretizar os propósitos deste segmento e alcançar a excelência acadêmica, o Ensino Médio conta com o Projeto de Informação Profissional – que tem como ponto alto a Manhã de Informação Profissional (MIP) – , o Projeto Vestibular, o Projeto de Formação Humana, o Projeto Monitoria, além dos projetos em parceria com as instituições de Ensino Superior, públicas e particulares, e o Projeto de Orientação Profissional Vocacional. Também oferece os simulados dos principais vestibulares para todas as séries, apostilas e aulas inter e multidisciplinares para a 3ª Série, direcionadas para os exames de vestibular da UERJ, da UFRJ e para o ENEM.

A matriz curricular do Ensino Médio é ampla e contempla os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Matemática e Práticas de Laboratório.