CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019: “SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA”

Publicado em 25.02.2019 - Notícias - Sem comentários

Chegou o momento em que a igreja convoca todos os cristãos a assumirem uma postura engajada de fazer com o Reino de Deus aconteça no meio de nós. Por isso, todos os anos, quanto cristãos, são chamados a ser protagonistas da transformação, sal da terra e luz do mundo.

Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça, trecho extraído do livro de Isaías, capítulo 1, versículo 27.

Confira abaixo uma breve síntese sobre o assunto, escrita pela Analista de Projetos Sociais da Rede de Ação Junto aos Excluídos (REAJE), Andreza Mesquita.

“Compreender como funciona a formulação e execução das Políticas Públicas é algo básico e fundamental. O texto-base da Campanha da Fraternidade 2019 nos auxilia a refletir sobre a importância das Políticas Públicas que visam,por meio de soluções específicas para as necessidades e problemas da sociedade,garantir os direitos que estão previstos na Constituição Federal e em outras leis, afim de assegurar que todos os cidadãos possam ter uma vida digna.

Explicando de maneira clara e objetiva o que são Políticas Públicas, o texto-base nos oportuniza conhecer como elas são planejadas e implementadas. Além disso,nos estimula a participar ativamente destes processos, intervindo na sua proposta e execução.

A participação efetiva de todos os cristãos e cidadãos na vida pública é um direito e um dever de extrema importância para colaborar nas tomadas de decisões. Nós, atores sociais, por meio da nossa participação podemos influenciar o Estado a garantir nossos direitos e contribuir para a construção de um mundo mais justo e fraterno. O texto-base também nos apresenta várias pistas de ação para efetivar esta participação. ”

Se você quiser se aprofundar mais sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2019, participe do curso oferecido pela CNBB, disponível neste link

campanha_fraternidade_2019