FELIZ NATAL, FAMÍLIA SAGRADO!

Publicado em 22.12.2020 - Notícias - Sem comentários

O Natal é, tradicionalmente, tempo de renovação e esperança. Especialmente neste ano, tão atípico e diferente, nós da Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria, temos uma mensagem especial para você, com um pouco do que lhe desejamos de mais SAGRADO em 2021.

Video Player

Sabemos que nem todos poderão estar juntos para comemorar essa data tão importante. Por isso, preparamos este pequeno roteiro para uma celebração em família.

Celebração do Natal de Jesus

Hoje, nasceu para vós um Salvador!

PREPARAÇÃO

Organize uma mesa pequena e coloque os símbolos do Natal (presépio, sagrada família, estrela, velas, árvore, presentes…). Preencha o espaço com os símbolos e a alegria que são próprios deste período.

Antes de iniciar a celebração, distribua as leituras entre os participantes e convide todos que estejam com o coração aberto para participarem do nascimento de Jesus.

  • ABERTURA

Hoje é o dia da Noite Feliz. É o momento da celebração!

A Virgem dará à luz o Filho de Deus e Lhe porá o nome de Jesus. Hoje é um dia de ação de graças, porque celebramos, nesta noite, o maior mistério da nossa fé, que é o fato de o Filho Unigênito de Deus Todo-Poderoso e Eterno ter assumido nossa natureza humana e se feito um de nós. Hoje, celebramos o centro da história, Deus em meio a nós, dando-nos a alegria e a paz com Sua presença e Seu amor.

Nesta Noite Santa, quando os anjos cantam a fidelidade do Senhor que nasceu em Belém, que esse canto o qual ecoa na história encha de alegria e paz o coração de cada um de nós que estamos aqui e que nossa família, nesta noite, sinta a presença de Deus em nosso meio.

  • CANTO DE ACOLHIDA

Cristãos, vinde todos. (Sugestão de link: https://www.youtube.com/watch?v=jc4_w2yIUqc)

  • ORAÇÃO INICIAL

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do “sim” fecundo, tu que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele. Nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te, queremos estar contigo para aprender de ti a levar Deus no coração e deixar-nos transformar por Sua presença.

Maria, Virgem Grávida, nós te pedimos que, ao acompanhar-te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, ser capazes de recomeçar, perdoar e ser perdoados, voltar a amar e ser curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do “sim” e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo seu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre.

Que assim seja.

  • EVANGELHO (Lc 2, 1-14)

1 Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. 2 Esse primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3 Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. 4 José era da família e descendência de Davi. Subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até à cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, 7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.

8 Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. 9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor. 12 Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura.” 13 De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14 “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados.”

Palavra da Salvação!

TODOS: Glória a vós, Senhor!

  • REFLEXÃO E PARTILHA

O nascimento de Jesus nos proporciona várias possibilidades de enxergar e sentir a ação de Deus no mundo. Hoje, conversaremos sobre os sentimentos e as revelações que Deus nos aponta a partir do nascimento de Jesus.

Na sequência, temos algumas perguntas para orientar nossas reflexões. Fiquem à vontade para extrapolar o que está proposto, permita que o Espírito Santo conduza as reflexões e partilhas da família.

  1. O que o nascimento de Jesus representa nos dias de hoje?
  2. Nossa família prepara os corações como se fossem manjedouras para acolher o nascimento de Jesus?
  3. Quais são os gestos de solidariedade que nossa família fará neste Natal?
  1. CANTO

Noite Feliz (sugestão de link: https://www.youtube.com/watch?v=WOao-H3Nbok)

  1. ORAÇÃO

Senhor, é hoje a Noite Feliz. Hoje, todos estamos contentes. Há muito movimento, muitos preparativos, há ambiente de festa. Tanto os que creem em Ti quanto os que não creem, hoje, celebram o Natal. Em algumas casas, nascerás e, em outras, haverá apenas árvores com luzes, mas igualmente Tu estarás aí. Hoje, é Noite Feliz e nós, que cremos em Ti, celebramos o Teu nascimento. Hoje, é um dia do qual não podemos nos esquecer, porque é a manifestação mais plena e eloquente de que Tu és um Deus amigo, alguém presente em nossa vida, que se interessa por nós, que nos ama com amor infinito, até querer ser um de nós.

Hoje, é o dia por excelência, pois Tu vieste nos dar vida com Tua vida, com Teu nascimento nos devolveu a vida de Deus. Hoje, Senhor, celebramos Tua fidelidade e Teu amor sem limites e é por isso que São João nos diz: “Tanto Deus amou o mundo, que nos enviou Seu próprio filho”.

Sim, Senhor, hoje é a festa do amor e da fidelidade, é a Tua festa, porque Tu nos deste a vida vindo viver nossa vida.

Obrigado(a), Senhor!

  1. PRECES

Apresentemos a Deus nossas preces. Ao final de cada oração de pedido ou agradecimento, diremos juntos: SENHOR, ESCUTAI NOSSA PRECE.

Entregamos todas as preces em nossa oração comum.

Pai-Nosso…

Ave-Maria…

Um santo e abençoado Natal para você e sua família.