Papo Sagrado – Episódio 11

Publicado em 01.11.2018 - Notícias - Sem comentários

 

 

veronica-papo-sagrado-2017

 

Confira a seguir o artigo criado pela especialista no assunto, nossa coordenadora Educacional do Ensino Fundamental 1, Verônica Portugal:

 

O uso responsável da internet

É dever dos pais educar os filhos e este princípio não deve ser diferente nas relações virtuais. Antigamente, os pais queriam saber quem eram os amigos dos filhos, por onde andavam e o que faziam. Mesmo sendo um outro tempo, essa prática precisa ser mantida. Nos dias atuais, os responsáveis precisam estar atentos às relações de seus filhos e, ainda, aos conteúdos acessados na internet e em redes sociais.

O melhor caminho é sempre o da conversa. Mostrar aos filhos a importância de usar a internet corretamente, bem como os perigos que existem no comportamento inverso. Por isso, é fundamental que haja um monitoramento por parte da família.

Os responsáveis devem orientar e ensinar que o praticado no universo digital pode afetar direta e negativamente a vida de seus filhos e de outras pessoas. O que eles fazem no mundo virtual pode trazer graves consequências.

Hoje em dia, percebemos que parte dos conflitos existentes entre as próprias crianças é originada por desentendimentos em grupos de mensagens. Em muitos casos, elas não têm nem mesmo maturidade para utilizá-los. No entanto, tais conflitos podem ser evitados se houver maior monitoramento por parte dos responsáveis.

A maioria dos adultos enxerga o mundo real e o digital como dois espaços distintos. No entanto, crianças e jovens não os enxergam assim. Para eles, o mundo chamado virtual é o mundo real e vice-versa. Nesse sentido, é necessário que pais e mães entendam essa nova concepção.