SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2020: REFLEXÕES VIRTUAIS PARA AÇÕES REAIS

Publicado em 05.06.2020 - Notícias - Sem comentários

Em razão da pandemia, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) promoverá reflexões virtuais para estimular ações reais.

Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que experienciamos são as principais características que tornam o planeta Terra habitável; e todas vêm da natureza. Somos mais dependentes desta do que imaginamos. Fazemos parte desta rede interconectada e deste delicado equilíbrio. Em 2020, com a pandemia de COVID-19, passamos por um momento singular, no qual a mensagem da natureza está ainda mais clara, mostrando-nos que a vida da forma que conhecemos está à beira de um colapso.

Por isso, para este ano, a Organização das Nações Unidas, que instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, propõe uma dinâmica diferente: que nos unamos virtualmente em uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor na pós-pandemia.

É o momento de acordar, tomar consciência, repensar nossa relação com o meio ambiente e soltar a voz para dizer ao mundo que precisamos agir. O Dia Mundial do Meio Ambiente é a hora da Natureza.

Articulação entre organizações

Para reforçar o caráter de coletividade do Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA articulou uma rede de parcerias em todas as regiões do país. Entre os dias 1º e 7 de junho, SOS Pantanal, Onçafari, Centro Sabiá, Projeto Coral Vivo, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Saúde e Alegria, Uma Gota no Oceano, Instituto Alana, Instituto Lixo Zero, Route Brasil e Engajamundo promoverão diversos debates e atividades nas redes sociais.

Na pauta, “Como ser sustentável na quarentena”, “Efeitos do aquecimento global na biodiversidade e nos recifes de coral”, “Agroecologia e a interdependência na teia da vida” e “Educação para o desenvolvimento sustentável” são alguns dos temas. A programação completa está disponível no site do PNUMA.

Já o Green Nation orquestrou uma grande live, para o dia 5 de junho, a partir das 10 horas, marcando o Dia do Meio Ambiente. Durante seis horas seguidas, artistas, filósofos, cientistas, lideranças e educadores compartilharão as visões sobre temas como os desafios do ensino digital, a situação atual das queimadas e do desmatamento na Amazônia e o futuro pós-pandemia. A transmissão será pelo YouTube e pelo Facebook do Green Nation.

Ano especial

Já na ocasião do Dia Mundial da Terra, em abril, o Papa Francisco anunciou que 2020 é um ano especial para refletir sobre a preservação do meio ambiente. O sacerdote expressou o desejo de que este ano, que marca o aniversário de cinco anos da encíclica Laudato Si’, que fala sobre o cuidado da Casa Comum, a natureza, “possa converter-se num tempo de graça para mudar de rota” no mundo.

“O que nos impressionou, também com o coronavírus, é que não podemos voltar à nossa antiga forma de viver, mas devemos criar um mundo mais justo, igualitário, fraternal e mais sustentável”, afirmou o pontífice.

Na opinião do Papa, a pandemia “pôs em evidência a fragilidade” do homem, mas também a “interconexão e interdependência” do planeta, demonstrando como é “importante” a solidariedade entre os vários povos para enfrentar os desafios futuros.

*Texto com informações da ONU BR e Vatican News