VI Fórum Social JPIC do CSCM-RJ

Publicado em 31.08.2017 - JPIC, Notícias, SOR - Sem comentários

Projeto que incentiva o protagonismo juvenil e a cultura da solidariedade envolverá alunos, educadores e familiares do CSCM-RJ.

 

Com o tema “Projeto de Vida – Em Defesa da Dignidade Humana”, o VI Fórum Social JPIC do Colégio Sagrado Coração de Maria do Rio de Janeiro (CSCM-RJ) acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro. Assim como nos anos anteriores, todos os alunos do colégio participarão do evento, que contará com palestras de especialistas nos assuntos propostos. Durante o período, são trabalhados especificamente conteúdos formativos. O intuito do JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) é direcionar o olhar da juventude para os movimentos que levantam a bandeira da cidadania, da política, da justiça e da ética.

De acordo com coordenador do Serviço de Orientação Religiosa (SOR) da escola, Carlos Bruno de Araújo, o objetivo do projeto é desenvolver e fortalecer as iniciativas da liderança já existentes no ambiente escolar e oportunizar o espaço para o diálogo, a fim de escutar as vozes dos jovens estudantes. “Na vida, tudo se aprende. Aprendemos a investigar, a crer, a participar, e devemos também reaprender a cultivar a esperança nos encontros e, muitas vezes, nos desencontros do dia a dia. Nós não estamos acostumados com essa dinâmica. Por isso, é preciso educar o nosso olhar para descobrirmos, nessas relações e conteúdos, temas geradores de reflexões e aprendizagens. É necessário focarmos nossos olhares para enxergar sem miopia essa força juvenil que pulsa nos territórios de relação jovem”, explicou o coordenador.

O VI Fórum Social JPIC SCM integra uma série de estratégias de formação compartilhada focada no protagonismo juvenil, que busca fomentar nos estudantes o desejo pela participação cidadã, a valorização da fase que estão vivendo e o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade. “A defesa da Justiça, da Paz e da Integridade da Criação (JPIC), é mais do que uma vivência pontual da ação social. Tem a ver com um estilo de vida, com uma crença que mobiliza todas as nossas energias e convicções a favor da construção de estruturas de relações mais humanizadas”, revelou Bruno.

Além dos alunos, mães e pais que desejarem participar, poderão assistir às palestras abertas aos responsáveis. As apresentações ficarão por conta de profissionais especialistas nos assuntos propostos e serão seguidas por debates e rodas de conversa. Todos os professores do colégio estarão a par da programação e das demais informações sobre as vivências desse momento de integração e formação. Carlos Bruno explicou que o evento busca envolver igualmente os educadores, a fim de que contribuam com suas opiniões e participação durante os encontros. “Nós, da Rede Sagrado, por acreditarmos no potencial de todos na construção da coesão social, do bem-estar coletivo e do conhecimento, convocamos estudantes e colaboradores a se manifestarem e a criarem propostas alternativas que possam contribuir para o estabelecimento e elaboração de políticas públicas no foco das juventudes”, contou Carlos Bruno.

Segundo o coordenador, para o pleno desenvolvimento da cidadania no âmbito das relações sociais e das políticas públicas, é necessário que todos os esforços estejam mobilizados em um grande pacto pelo reconhecimento e empoderamento do cidadão, em defesa da qualidade de vida para todos. Nesse sentido, Carlos Bruno citou uma das frases de Pe. Gailhac, fundador da instituição do Sagrado Coração de Maria / Sacré-Coeur de Marie. “Nosso fundador nos ensina que, na vida, não podemos parar: ‘No caminho aonde a graça nos conduziu… Esqueçamos cada dia o que fizemos no dia anterior e cada manhã formulemos o generoso propósito de subir mais alto. Lancemo-nos para o que está diante de nós’.”

No período do VI Fórum Social JPIC, a escola seguirá com as regras habituais, como o horário de chegada e a necessidade de utilizar o uniforme completo. Entretanto, os jovens não precisão levar o material escolar. Serão necessários apenas estojo e um caderno ou bloco para anotações. A imersão no ambiente formativo acontecerá integralmente, durante todo o horário escolar.

“Procuremos Deus, Deus só, como Ele quer ser procurado.” (Pe. Gailhac)

Programação

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira alguns dos melhores momentos do V FÓRUM SOCIAL JPIC DO CSCM-RJ!

Clique aqui e confira as edições anteriores do Papo Sagrado.