IX Fórum Social JPIC SCM: “Bem comum: caminhos e soluções”

Publicado em 27.09.2019 - Notícias, Sem categoria - Sem comentários

Em 17 de setembro, uma grande abertura, no Auditório Gailhac, deu início ao IX Fórum Social JPIC SCM 2019.

Com o tema: “Bem comum: caminhos e soluções”, o JPIC proporcionou aos estudantes, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, do Colégio Sagrado Coração de Maria – RJ, quatro dias de atividades focadas no protagonismo juvenil.

Neste ano, o JPIC começou bem mais cedo na Educação Infantil; semanas antes da data do Fórum, uma parceria com os pais foi criada, em que todos foram convidados a vir ao Sagrado para brincar com seus filhos e amigos da turma. Esse encontro, nada convencional, foi muito importante para os pequenos.

JPIC 2019

Entre 17 e 20 de setembro, o “brincar” ficou ainda mais presente em sala. Na presença da irmã Rosinha, cada turma criou um jogo para levar para casa e dar continuidade à brincadeira com os pais. A atividade foi um sucesso!

O Protagonismo Juvenil

Com base na temática principal, atividades interativas e palestras fizeram parte do JPIC nos Ensinos Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio. Gentileza, desperdício, alcoolismo, tabagismo, dependência química e ética foram alguns dos conteúdos abordados entre os estudantes.

Rodas de bate-papo, algumas, inclusive, ministradas por antigos alunos do Sagrado, levaram os atuais estudantes a uma reflexão sobre cada tema discutido, para situações, dentro ou fora da escola, que muitos jovens enfrentam nos dias de hoje.

A história de Pe. Gailhac, voluntariado, jogos, brincadeiras e outros pontos, como saúde mental, sustentabilidade e meio ambiente, uso da internet, cooperação cidadã e bullying, também foram trabalhados no IX Fórum Social JPIC SCM.

JPIC

A querida irmã Rosinha fez questão de participar de todas as atividades durante os quatro dias; foi uma honra para o Sagrado-RJ recebê-la na unidade.

Expectativas superadas

Segundo a aluna Maria Eduarda de Sá Bezerra, do 2º Ano do Ensino Médio, o evento é extremamente construtivo e importante, pois é voltado à fase da vida em que os ideais e princípios estão sendo formados, em que existe a liberdade de escolha, podendo-se, então, adquirir, por meio do evento, um conhecimento mais amplo sobre o assunto com o qual se tem afinidade.

“Eu, particularmente, adorei os temas selecionados; os palestrantes foram bem dinâmicos, por exemplo, no bate-papo sobre meio ambiente, em que falamos do impacto que causamos no mundo, em que não tínhamos noção real de como o mundo está acabando aos poucos, e aprendemos como podemos fazer a nossa parte para melhorar esse cenário, além de sanar todas as dúvidas sobre o assunto. Espero que a iniciativa do JPIC cresça cada vez mais ao longo dos anos, e que os estudantes se deem conta do quão importante é estar antenado na nossa sociedade atual”, conclui Duda.

JPIC na EJA

Durante três dias (1º/10-3/10), os estudantes da Educação de Jovens Adultos (EJA) também tiveram seu momento especial focado no protagonismo juvenil. Questões do cotidiano abriram espaço para que todos pudessem entender mais sobre a realidade em que vivemos e, assim, refletir sobre cada tema discutido.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos alunos e educadores do segmento e com a participação da coordenadora da EJA, Patrícia Fortuna, e do coordenador do Serviço de Orientação Religiosa (SOR), Carlos Bruno, além do comparecimento especial da irmã Audília, do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM).

Depois desse momento, sustentabilidade e degradação do meio ambiente foram os temas debatidos na primeira noite do JPIC. O segundo dia do fórum se iniciou de uma maneira animada, com uma apresentação linda do Coral da EJA, e a questão “jovens e a violência” foi discutida entre o palestrante Daniel Remelik e os estudantes do 8º e 9º Anos e do Ensino Médio.

Para finalizar o evento, o Trio Gestor premiou os estudantes vencedores da Olimpeja, e um bate-papo sobre saúde mental fechou o dia.

Confira todas as fotos  do IX Fórum Social JPIC SCM 2019.

PRÉ -JPIC: Visita dos pais e responsáveis

Cerimônia de abertura – 17/09/2019

1º dia – 17/09/2019

2º dia – 18/09/2019

3º dia 19/09/2019

4º dia 20/09/2019

JPIC na EJA.