Publicado em: 02/06/2021
Dia Mundial da Terra: Tempo de agir e renovar esperanças
Nesta quarta-feira, 22 de abril, comemora-se o 50º Dia Mundial da Terra, data celebrada mundialmente como um marco da consciência dos impactos da ação humana sobre a natureza e a importância de preservação do meio ambiente.

Nesta quarta-feira, 22 de abril, comemora-se o 50º Dia Mundial da Terra, data celebrada mundialmente como um marco da consciência dos impactos da ação humana sobre a natureza e a importância de preservação do meio ambiente.

Em meio à pandemia de Covid-19, a data carrega um significado ainda mais profundo: o evento foi dedicado ao Papa Francisco, pela ocasião do quinto aniversário da Encíclica Laudato Si’. No documento, datado de 18 de junho de 2015, o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as mudanças climáticas.

Dia Mundial da Terra

A primeira edição do Dia Mundial da Terra foi organizada em 1970, pelo movimento ambientalista Earth Day Network. Posteriormente, em 2009, o evento foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, o Dia da Terra é celebrado em 193 países, comprometidos em promover a democracia ambiental em todos os níveis.

Embora o Dia da Terra 2020 em muito seja diferente das demais edições, e em virtude do isolamento social não possa ser marcado pela já tradicionais conferências, encontros, debates e manifestações pelo mundo, a 50ª edição surge no calendário como um ponto de esperança e renovação do compromisso de recomeçar.

Afinal, a partir dos efeitos causados pela pandemia, surge o cenário ideal para imaginar novos estilos de vida sustentáveis. Para tanto, a Rede Sagrado, que tem como um dos principais valores e responsabilidades a sustentabilidade, elencou algumas ações simples, para que você comece a fazer a diferença para o planeta mesmo de dentro de sua casa.

  • Reduza a emissão de carbono em casa: reduza o consumo de descartáveis, canudos e sacolas plásticas não biodegradáveis. Mas o mais importante: diminua o consumo de energia;
  • Contribua com a coleta seletiva: separe o lixo seco do orgânico. Assim você estará estimulando a reciclagem e contribuindo para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos;
  • Recicle, reutilize: dê novas destinações ao plástico e papel usados sempre que possível. Aproveite materiais orgânicos para compostagem e evite, o máximo possível, qualquer tipo de desperdício de alimentos;
  • Aposte no consumo consciente:  em suas compras, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função da responsabilidade delas para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

 

São hábitos simples, mas que podem contribuir para a preservação de nosso planeta tanto em nível local quanto regional e global.

“Uma semente que se lança à terra não se torna imediatamente uma árvore grande. São precisos anos, e muitos.”  – Pe. Gailhac

 

*Texto com informações do portal Vatican News

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.