Publicado em: 04/08/2021
Dia histórico para o Colégio Sagrado Coração de Maria - RJ

No dia 04 de agosto de 1955, chegava ao fim, no Colégio Sagrado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, a Primeira Conferência Geral do Episcopado Latino-AmericanoA reunião eclesial, que teve início no dia 25 de julho daquele mesmo ano, fora convocada por iniciativa direta da Santa Sé. O organismo responsável por auxiliar o Vaticano na preparação do evento foi a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo secretário na época era Dom Hélder Câmara.

 

O Papa Pio XII enviou uma carta para ser lida na abertura da Conferência e esta serviu como horizonte de orientação dos trabalhos dos bispos.

 

Participaram da reunião cardeais, arcebispos e bispos de 23 países, 60 províncias e 350 circunscrições eclesiásticas, responsáveis por, aproximadamente, 150 milhões de católicos.

 

No final da Conferência, os bispos pediram ao Papa Pio XII que criasse um organismo que congregasse os episcopados de cada nação e unisse forças da Igreja na América Latina. Esse pedido recebeu aprovação pontifícia no dia 2 de novembro de 1955 quando surgiu oficialmente o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano). Com o apoio e decidida animação do CELAM, entre os anos de 1956 e 1959, foi criada a maioria das Conferências Episcopais de cada país latino-americano.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.