Publicado em: 05/10/2021
EDITAL do 4º Concurso de Redação Colégio Sagrado Coração de Maria – RJ

1)   Justificativa

Com o intuito de incentivar e valorizar a produção literária e o senso crítico dos nossos alunos, O Colégio Sagrado Coração de Maria vem realizando, desde 2017, o Concurso de Redação, que envolve os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A leitura e a escrita são atividades fundamentais do ser humano e, com as novas tecnologias, se fazem cada vez mais necessárias. A boa escrita e o desenvolvimento crítico da leitura são de fundamental importância para a orientação de nossos jovens. O concurso de redação, além de servir para a formação intelectual dos alunos, tem a vantagem de aproximá-los das realidades que se fazem presentes no momento em que as provas de ingresso nas Universidades cada vez mais têm na produção de texto seu diferencial.

A divulgação da classificação dos resultados tem objetivo motivacional. A principal intenção do concurso é estimular a dedicação de cada aluno  à produção textual. O CSCM acredita que a prática da escrita possibilita melhoras significativas nas produções textuais dos alunos, revelando leitores e escritores proficientes, isto é, capazes de construir e interpretar textos em múltiplas linguagens.

Sendo assim, todas as redações serão revisadas pelos próprios discentes e aqueles não classificados poderão reescrevê-las a partir dos apontamentos dos professores, evitando que a prática da escrita torne-se um mero exercício competitivo. O objetivo é aliar treinamento e reflexão em uma atividade complexa e tão importante nos dias de hoje.

 

2)   Gêneros textuais

O concurso será organizado por gêneros textuais de acordo com o conteúdo que vem sendo desenvolvido em cada ano:

 

·                  5º ano EF –  narrativa / relato pessoal

·                  6° ano EF–  fábula

·                  7° ano EF– carta do leitor

·                  8° ano EF– artigo de opinião/dissertação

·                  9° ano EF– artigo de opinião / dissertação argumentativa.

·                  Ensino Médio – dissertação argumentativa.

 

 

3)      Tema

    O tema das redações deste ano é O TEMPO: TRANSFORMAÇÕES, DIFICULDADES E SUPERAÇÃO. A proposta de fazer com que nossos alunos reflitam sobre nossa relação com o tempo, sobretudo em um período histórico marcante para a humanidade, coaduna com a filosofia do Colégio Sagrado Coração de Maria, uma escola que visa não só à formação acadêmica, como também ao desenvolvimento humano de seus discentes.

   O tema será explorado de acordo com o gênero adequado a cada série. Os textos motivadores serão escolhidos pelo professor de cada turma.

 

4)      Processo de avaliação / Nota/ Banca avaliadora:

     A redação do concurso interno será um instrumento de avaliação formal dos alunos na 3ª etapa letiva de 2021 e, obrigatoriamente, será realizada dentro do horário escolar, tanto para os alunos do modo presencial, quanto para os alunos do modo remoto.  

4.1) Cronograma

Etapa 1 – escrita das redações:

 

  • 18/10– todos os alunos das séries participantes realizarão a avaliação, que será a prova parcial (PP) do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. No 5º ano do Ensino Fundamental, a redação do concurso será uma verificação de aprendizagem (VA) e valerá 1,0 ponto.

 

·         As redações serão produzidas nos seguintes horários:

 

5º ano – 7h50 (turno da manhã) e 13h15 (turno da tarde)

6º a 8º ano – 10h20

9º ano e Ensino Médio – 11h30

 

 

Etapa 2 – correção pelos professores de cada série, que selecionarão os dez melhores textos a serem levados à banca avaliadora do concurso interno.

 

Etapa 3 – escolha das três melhores redações de cada série pela banca avaliadora.

 

4.2) Parecer final da banca avaliadora:

A banca avaliadora será formada por (3) três professores da equipe de Língua Portuguesa que não ministram aulas na série do texto em questão. Cada redação selecionada será avaliada pela banca, que dará o seu parecer final.

 

 

 

5)      Premiações

 

     Os autores dos três melhores textos de cada série serão condecorados em uma cerimônia a ser realizada no final da terceira etapa letiva do ano vigente. A data da cerimônia será definida e divulgada posteriormente, através de circular.

      Os autores dos textos selecionados pela banca avaliadora receberão uma condecoração. O primeiro colocado de cada série receberá também um cartão-presente (valor definido pelo CSCM) para aquisição de livros em uma livraria parceira da escola.

 

Orientações gerais:

·         O cronograma de confecção dos textos também é válido para os alunos do modo remoto, que terão, obrigatoriamente, que entregar pelo menos uma versão digitada dentro do horário estipulado para a realização do concurso. O prazo para o envio da versão oficial manuscrita é de três (3) horas após o encerramento do horário da avaliação.

·         Todas as redações deverão ser escritas à caneta.

·         Rasuras devem ser evitadas.

·         Todos os alunos terão dois tempos de aula para compor suas redações.

 

 

 

                    Bruna Gaio                                                             Rosana Cattete

            Coordenadora de Língua Portuguesa                                                                          Coordenadora Pedagógica Geral 

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