Publicado em: 25/03/2022
Motivação para o Ato pela Paz
A ANEC realiza mobilização para promover ações concretas pela cultura de paz.

Ensina-nos Gailhac “Que a sua presença transforme a comunidade”.

 

Inspirados por esse propósito e como colaboradores em nosso legado, hoje, de desenvolver um projeto de educação integral que defenda a  vida, alimentamos a nossa espiritualidade na crença de um Deus da vida, da paz, que se coloca no meio da criação como um Bom Pastor, que escuta, acolhe, percebe as necessidade e cuida do seu rebanho.

 

E, como irmãos globalizados, estamos acompanhando, de maneira mais atenta ou não, os resultados desse momento/realidade de guerra, que tem tirado o sono, as pessoas de suas casas, a vida e até dizimado o patrimônio cultural em algumas situações. A realidade de guerra tem nos apresentado uma situação de aflição. Somos convidados a fazer um momento de silêncio de resistência e rezar pela paz, pedindo a Deus que inspire os corações das lideranças mundiais a agirem em favor da humanidade e da paz.

 

Nisso tudo, qual é o nosso pedido? Que tire um tempo de sua aula, do seu dia, convoque os seus estudantes, os seus amigos a fazerem um minuto de silêncio de resistência e uma prece pela paz. Lance para o universo inspirações positivas de paz, para que cheguem aonde ela é mais necessária.

 

Sejamos, com esse gesto simples, instrumentos potencializadores de um clima gerador de paz. 

 

Prece pela PAZ

 

Senhor, fazei de nós, educadores e educandos, instrumentos de vossa paz.

Cremos que nos chamais a ser embaixadores da esperança, compartilhando com as crianças e os jovens o desejo de construir um mundo novo.

Neste momento, Senhor, ajudai-nos a sustentar a esperança, mesmo quando a situação não é favorável.

Dai-nos a vossa Paz, guiai-nos para a busca da Paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: não queremos mais guerra!

Infundi em nós a coragem de dialogar, de lutar pela harmonia entre as pessoas e os povos, de realizar gestos concretos para a construção de um mundo verdadeiramente fraterno e ousadamente solidário.

Com o coração humilde pedimos, que sejamos capazes de nos converter para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio e, assim, fortalecer e celebrar a convivência, o respeito às diferenças e a pluralidade.

Que a Virgem Maria, Nossa Senhora Educadora, a quem sempre recorremos, não despreze nossas súplicas e nos livre de todo perigo, olhe para nossos irmãos que sofrem e lhes conceda serenidade.

É o que pedimos a vós, que viveis e reinais.

 

 

Projeto “Diálogos pela paz”

 

Apresentação e justificativa

 

Temos assistido um tempo de barbárie! A guerra deflagrada pela Rússia na Ucrânia provocou mortes, destruição, medo e opressão e fez-nos pensar sobre nosso compromisso com a Paz por meio da educação que praticamos e defendemos. "A guerra é uma loucura, por favor, pare, olhe para essa crueldade!” é o clamor que o Papa Francisco tem feito. Os princípios da tolerância, da solidariedade, do respeito à vida, aos direitos da pessoa humana e ao pluralismo, que alicerçam o Pacto Educativo Global, foram desconsiderados neste conflito. Uma educação para a paz, humanista e solidária não produz guerras e não admite os últimos acontecimentos neste país que está sendo devastado.

 

Por essas razões, a ANEC - Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, deseja mobilizar a sociedade brasileira, os representantes do poder público, as comunidades de fé e todos(as) aqueles(as) que acreditam que é preciso uma aldeia para se educar, na promoção de ações concretas pela cultura de paz atendendo, assim, ao chamado do Pacto Educativo. Contando com seus parceiros institucionais, acreditamos que somos capazes, neste momento, de investir nossas melhores forças para uma educação corajosamente fraterna, que não permite a intolerância e que reconhece o poder pacificador do diálogo.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.