Publicado em: 22/03/2022
Novo Enem: Estudantes poderão escolher área avaliada
Novidades apresentadas pelo Ministério da Educação serão aplicadas a partir de 2024.

É oficial: o Enem passará por mudanças para adequar-se ao novo ensino médio. As novidades apresentadas na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) serão  aplicadas a partir de 2024. No novo modelo as questões abertas ou discursivas serão valorizadas, e os estudantes que fizerem cursos técnicos terão bonificações na hora de concorrer a vagas no ensino superior. 

Buscando alinhar-se ao novo ensino médio, o exame ganhará uma etapa voltada para a formação específica que os estudantes receberam no ensino médio. Assim, para melhor avaliação, o certame passará a ser composto por duas provas. O modelo atual de dois dias de aplicação deve ser mantido. 

Em um dos dias os estudantes responderão a questões voltadas para a parte comum, direcionadas pela BNCC, além da prova de redação. As questões serão interdisciplinares, ou seja, abordarão mais de uma área de conhecimento e o principal foco será em português e matemática. A prova de inglês também será integrada às demais áreas. 

A segunda etapa do exame será voltada para a formação específica que os estudantes receberão no ensino médio. Na hora da inscrição, os candidatos poderão escolher entre responder questões de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; ou ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.

As universidades vão decidir quais áreas serão cobradas para ingressar em cada um dos cursos ofertados. Dessa forma, um estudante que deseja cursar, por exemplo, matemática no ensino superior deverá escolher as questões cobradas para ingressar nesse curso.

 

Formação técnica

Ainda no ensino médio, os estudantes poderão optar, entre os itinerários formativos, por uma formação técnica e profissional. Como são muitos os cursos técnicos e as áreas de conhecimento e, é difícil fazer provas específicas para cada uma delas, eles poderão receber bonificações ao concorrer a vagas no ensino superior pelo Enem.

 

Próximos passos

As propostas para o novo Enem são resultado das discussões do grupo de trabalho (GT) constituído no ano passado para esse fim. O GT é formado pelo MEC, por secretários de Educação estaduais, e por outros órgãos como Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após a homologação do MEC, caberá ao Inep definir quais serão as diretrizes da nova avaliação e o formato das questões. Ao final, as universidades também terão autonomia para definir como usarão as notas e como aplicarão as bonificações.

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.