Publicado em: 01/06/2022
Rede Sagrado celebra Semana Nacional do Meio Ambiente
Período que antecede o Dia do Meio Ambiente é marcado por atividades de celebração e conscientização

Na primeira semana de junho celebra-se a Semana Nacional do Meio Ambiente. O período, tradicionalmente, é dedicado à reflexão sobre a Natureza e às atividades de conscientização ambiental na Rede Sagrado - Colégios Sagrado Coração de Maria, que  tem como um dos principais valores, e responsabilidades, a sustentabilidade.

A semana é comemorada de 1 a 5 de junho, período que precede o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Para 2022, o tema escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para o Dia Mundial foi "Uma Só Terra”, com foco na "vida sustentável em harmonia com a natureza". Inspirado no lema da Conferência de Estocolmo de 1972, 50 anos depois, se mantém atual. Afinal, este planeta é a nossa única casa e os recursos finitos devem ser preservados pela humanidade.

Com a natureza em modo de emergência, a campanha #UmaSóTerra propõe a celebração do planeta por meio de ações ambientais coletivas. E é neste ensejo que todas as cinco unidades dos Colégios Sagrado Coração de Maria planejaram várias atividades.

Aqui no Rio, estão programadas as seguintes atividades para o Ensino Infantil: plantio e manutenção da horta, espaço temático com literatura, jogos físicos e on-line, reflexões, descartes de pilhas e outras atividades que explorem a temática ambiental.

Além disso, também serão distribuídos panfletos com dicas de ações para cultivar a relação da criança com a natureza. A campanha "Para brincar preciso comprar?" associará a sustentabilidade, consumo, educação financeira e ambiental, além de construirem brinquedos com sucata e produzirem uma cartilha com ações para preservação ambiental.

Já os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais lerão o livro "O homem que amava caixas" e farão uma atividade de reciclagem. Os alunos trouxeram caixas e criarão brinquedos com o material. As turmas do 5º ano farão a "pegada ecológica": os alunos desenharão os próprios pés em uma folha de papel e escreverão qual a "pegada" querem deixar para o planeta.

No Ensino Fundamental Anos Finais as turmas aprenderão a produzir bioplástico em laboratório e outras alternativas para a substituir o plástico convencional. Dessa forma, os educandos serão incentivados a pensarem em ações sustentáveis e a melhorarem suas atitudes em relação ao meio ambiente.

Os trabalhos foram inspirados na campanha #UmaSóTerra, a qual defende a mudança ambiental transformadora em escala global ao mesmo tempo em que incentiva a vida de forma sustentável. Enquanto rede educacional, é preciso investir na conscientização precoce como a melhor forma de garantir os resultados que o planeta tanto precisa.

Assim, embora escolhas individuais de consumo façam a diferença, é a ação coletiva que cria a mudança ambiental transformadora necessária, para que todos possam caminhar para uma Terra mais sustentável e justa, onde todos e todas possam florescer.

Como bem lembrou o Papa Francisco em 2021, tudo o que está acontecendo, desde pandemias às mudanças climáticas, tem relevância em todos os aspectos da vida, sociais e econômicos, éticos e políticos. Assim, defende o pontífice, “é responsabilidade cristã promover, com compromisso coletivo e solidário, a cultura do cuidado, que coloque a dignidade humana e o bem comum no centro”.

Desta forma, a justiça, a equidade e a segurança do ponto de vista ambiental são, tanto para o Papa Francisco quanto para Rede Sagrado, prioridades irrenunciáveis.

Ações

Para além das ações coletivas, pequenas medidas individuais podem fazer a diferença. Separamos algumas dicas para você começar, hoje mesmo, a ter um estilo de vida mais simples e sustentável.

  • Reduza o consumo de descartáveis, canudos e sacolas plásticas não biodegradáveis;
  • Diminua o consumo de energia e dê preferência ao uso de fontes renováveis, sempre que possível;
  • Separe o lixo seco do orgânico. Assim, você estará estimulando a reciclagem e contribuindo para a economia de recursos naturais, para a redução da degradação ambiental e aumento na geração de empregos;
  • Dê novas destinações ao plástico e papel usados, sempre que possível;
  • Aproveite materiais orgânicos para compostagem e evite desperdício de alimentos;
  • Aposte no consumo consciente, priorizando empresas com responsabilidade social para com os funcionários e o meio ambiente. 

Histórico

A Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída no Brasil em 1981, por meio do Decreto Federal 86.028, e compreende os dias que antecedem o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que é uma das maiores datas internacionais dedicadas ao tema.

Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia do Meio Ambiente é realizado desde 1973. O evento se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, sendo celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo. 



“Uma semente que se lança à terra não se torna imediatamente uma árvore grande. São precisos anos, e muitos.”  – Pe. Gailhac

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.