Publicado em: 12/08/2024
Semana Literária do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio
O evento tem o objetivo de estimular a leitura por meio de interlocuções entre texto, arte, protagonismo, história e imaginação.

O pontapé inicial aconteceu no dia 5, na Praia do Leme, com uma Vivência Literária sobre Clarice Lispector para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Dentre os muitos aspectos relevantes e curiosidades sobre a autora, os estudantes descobriram a importância do cachorro Ulisses, que fica ao lado da estátua de Clarice, na vida da escritora e que ela morou no bairro por 12 anos.
O 9º ano teve outro grande momento de prosa e verso, agora ao ar livre, no Convescote Literário. Eles puderam desfrutar de um café da manhã lendo e recitando versos de Vinícius de Moraes, Paulo Leminsk, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Além disso, foram para o Auditorinho e fizeram uma linda homenagem aos 80 anos de um dos maiores compositores do Brasil: Chico Buarque, com apresentações musicais de clássicos como “Pelas tabelas” e “A história de uma gata.”
Já os estudantes da 1ª série do Ensino Médio visitaram a Biblioteca Nacional, no Centro. Com mais de 200 anos, é a instituição cultural mais antiga do Brasil, além de possuir em seu acervo mais de 9 milhões de itens. Em outro momento, No espaço Multimídia, os alunos também encenaram o Auto da Barca do Inferno, do escritor português Gil Vicente, peça emblemática do dramaturgo que é considerado o “pai do teatro português.” Autos são textos curtos de temática cômica e, geralmente, são formados por um ato.
Outro evento importante foi a palestra da jornalista Ângela Maria Rocha para estudantes do 8º ano. O convite para o evento, realizado na sala Google, surgiu após o aluno Matheus Lupi apresentar, em aula, o livro Gavetas de Histórias, de autoria de Ângela, avó do estudante. Na palestra, a autora contou como utiliza acontecimentos do dia a dia para escrever crônicas, gênero textual discursivo que narra situações do cotidiano. As histórias de Ângela cativaram os alunos
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio também tiveram um “Convescote Literário”, partilhando um delicioso lanche e lendo poemas de Carlos Drummond de Andrade nos espaços ao ar livre do colégio. Assim, curtiram o contato com a natureza e tiveram um excelente momento para leitura. Eles também visitaram a Academia Brasileira de Letras. Foi uma jornada inesquecível que os transportou para o universo da literatura brasileira. Lá, eles puderam se inspirar em nossos grandes escritores conhecendo um pouco mais sobre suas obras.
Já o 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais usou da criatividade para desenvolver diversas peças de publicidades sobre os livros que eles leram e que gostariam que fossem indicados para outras pessoas.
A Semana Literária também teve a Oficina de Haicai, uma breve composição poética de origem japonesa. Lá, os alunos deixaram a imaginação fluir e criaram lindos cartões.
Já os estudantes do 6º ano do EF I assistiram um vídeo sobre a obra do cartunista Ziraldo e de seus inesquecíveis personagens. A atividade inspirou os alunos, que desenharam lindos marcadores de livros em homenagem ao criador do ´Menino Maluquinho.
No final da Semana Literária, os alunos do Ensino Médio participaram de um Aulão interdisciplinar na Sala Google com os professores de Literatura, História e Geografia que proporcionou uma visão ampla e aprofundada sobre o contexto e as influências de um movimento que revolucionou as artes no Brasil: a Semana de Arte Moderna de 1922, um dos marcos mais importantes da história cultural brasileira.
E no encerramento da Semana Literária, tivemos o Projeto Atualidades. A atividade para o Ensino Médio foi conduzida pelo professor de Filosofia e Sociologia Thiago Thiago de Melo, que proporcionou aos alunos uma imersão na Amazônia através de sua vivência riquíssima na Região Norte.´