Publicado em: 04/06/2021
SIRIS 2019
Entre os dias 3 e 7 de dezembro, o Sagrado foi o local de mais uma Simulação Interna de Relações Internacionais do Sagrado (Siris).

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, o Sagrado foi o local de mais uma Simulação Interna de Relações Internacionais do Sagrado (Siris). Neste ano, os temas abordados no projeto foram: “Jerusalém e a situação dos refugiados na Palestina (1948)”; “Crimeia e a interferência russa no Leste Europeu (2014)” e “A guerra do Vietnã (1968)”.
Iniciado em 2015, durante os quatro dias de evento, os estudantes, vestidos a caráter, transformam-se em verdadeiros delegados de Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), e um cenário de discussões é formado.
A atividade propõe aos alunos inscritos que passem o dia fazendo parte de comitês ligados a cada tema escolhido no ano, podendo, então, aprimorar os conhecimentos nas áreas de História, Política Internacional, Economia e Saúde.
Segundo Fernanda Arnaut, diretora do comitê sobre a “guerra do futebol”, na Siris 2018, os Modelos Diplomáticos são eventos que proporcionam experiências edificantes para todos os participantes – no âmbito não só acadêmico-pedagógico, mas pessoal também.
“A Siris, em especial, tem uma proposta extremamente rica, que, com certeza, agrega muito à vida de todos os participantes! Participar da organização de um projeto tão lindo e ter a oportunidade de participar ativamente na formação dos delegados é extremamente glorificante!”, completa Fernanda.