Publicado em: 22/06/2022
Tríduo: Ao Sagrado Coração de Maria

Tríduo: Ao Sagrado Coração de Maria 

Faz parte da nossa cultura religiosa vivenciar e experimentar, ao longo da nossa vida pelo menos uma vez, momentos de tríduo, que é uma dinâmica de uma sequência de três dias de vivência de orações e/ou celebrações, em devoção a um Santo. Neste momento, estamos sendo convidados a rezar, preparando os nossos corações para bem celebrar o Sagrado Coração de Maria. A nossa trilha de oração seguirá o seguinte percurso temático:

- No coração de Maria germina o fruto da vida: Jesus

- A busca pelo propósito de vida inspirado nas ações de Maria

- A alegria do encontro que se inspira no coração de Maria

 

Uma sugestão: separe um momento do seu dia para dedicar a essa ação, que poderá trazer bons frutos para a sua vida pessoal e mesmo coletiva.

 


1º dia

No coração de Maria germina o fruto da vida: Jesus

Vamos preparar nossas mentes e corações para rezar a vida que cultivamos na defesa da Justiça.

RezemosDeus de amor, fonte de sabedoria, por intercessão do Pe. Jean Gailhac, segundo a Tua vontade, concede-nos esta graça que Te pedimos confiantes: capacita-nos a acolher as inspirações do coração como caminho que conduz a Ti, para ser a alegria que anima quem anda triste, para ser acolhimento para quem possa vir a desanimar no caminho, para ser ponte de conexão entre todos que compartilham o mesmo espaço da aprendizagem. Te pedimos, capacita-nos, Senhor!

 

Inspiração e nutrição para a oração

Texto Sagrado:

“Toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”. (Mateus 7,17-20)

Mensagem do Fundador

Diz-nos Pe. Gailhac: “minhas filhas [meus filhos, jovens e crianças], sabeis que a árvore é o que recebe das suas raízes, bem como a solidez do monumento depende do seu alicerce”.

Pistas para reflexão

Você já parou para pensar quais frutos tem compartilhado com as pessoas no dia a dia?

Esses dois fragmentos nos remetem a essa provocação: quais são os frutos da nossa fé? Como estamos cuidando deles?

Se o que dá sustentação a um edifício é o alicerce, quais são as bases e o alicerce da nossa vida?

REZEMOS - Oração: um pedido do coração

Dá-me, Senhor, um coração grande e acolhedor, capaz de identificar os bons frutos, presentes que a vida traz, pelas mãos de meus irmãos e irmãs, aberto o suficiente para reconhecer os dons de Tua graça, os gestos de tua ternura e a delicadeza do seu amor por nós.

Ajuda-me, Senhor, a tornar o meu coração sacramento de Teu amor. Que ele não se apequene e se aprisione na individualidade do meu ser, mas que se traduza como oferta de amor a Jesus, nosso irmão, que se colocou no caminho sendo solidário, educando e compartilhando sua sabedoria inquietante por onde passou.

Que o exemplo amoroso do Coração de Maria nos aqueça como o calor do sol aquece e derrete o gelo. E que, assim, possamos abrir os olhos para enxergar o Jesus escondido, que se revela no olhar dos irmãos e das irmãs que têm sede de acolhimento, cuidado, afeto, justiça e sabedoria.

Senhor, ilumina os nossos corações na luz da sabedoria que dá sabor à vida, para que possamos produzir bons frutos como manifestação do amor e da justiça, capaz transformar a nossa realidade e comunidade.

Amém!

 

2º dia 

Tema: A busca pelo propósito de vida inspirado nas ações de Maria

Vamos preparar nossas mentes e corações para rezar o propósito da nossa vida.

RezemosDeus de amor, fonte de sabedoria, por intercessão do Pe. Jean Gailhac, segundo a Tua vontade, concede-nos esta graça que Te pedimos confiantes: capacita-nos a acolher as mensagens que nos apontam o caminho que conduz a Ti, para ser a voz que anima quem anda triste, para ser acolhimento para quem possa vir a desanimar no caminho, para ser ponte de conexão entre todos que compartilham o mesmo espaço da aprendizagem. Te pedimos, capacita-nos, Senhor!

 

Inspiração e nutrição para a oração

Texto Sagrado:

5Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. 6Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7Disse-me o Senhor: (...) Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”. (Jeremias 1,5-7)

 

Mensagem do Fundador

Diz-nos Pe. Gailhac: “A vocação de Deus não é um ato passageiro, mas permanente; não está tudo feito quando alguém é chamado. A vocação é o começo e (...) o fundamento dos planos de Deus. Ao chamar uma pessoa, Deus tem um fim [propósito] em vista.

Pistas para reflexão

Na perspectiva da relação com o transcendente, com Deus, todas as criaturas foram criadas e desejadas como um projeto a se desenvolver. Somos um propósito em realização. Maria, em seu coração, após meditar e discernir, acolheu o propósito de vida que Deus lhe confiou: ela aceita a missão de ser a mãe de Jesus. E você, como tem buscado discernir o propósito de Deus para a sua vida?

Tem buscado entender seu propósito a partir da relação com os outros (família, amigos, colegas, escola)?

Tem se colocado na parceria para que também outros procurem descobrir seu propósito?

 

REZEMOS - Oração: um pedido do coração

Dá-me, Senhor, um coração grande e acolhedor, capaz de identificar a manifestação do Teu amor, pelas mãos dos irmãos e das irmãs, aberto o suficiente para reconhecer os dons de Tua graça, os gestos de tua ternura e a delicadeza do seu propósito em nossas vidas.

Ajuda-me, Senhor, a tornar o meu coração sacramento de Teu amor. Que ele não se apequene e se aprisione na individualidade do meu ser, mas que se traduza como oferta de amor a Jesus, no serviço aos irmãos e na construção de um mundo melhor para todos.

Que o exemplo amoroso do Coração de Maria nos aqueça como o calor do sol aquece e derrete o gelo. E que, assim, possamos abrir os nossos corações para o discernimento da vontade de Deus em nossas vidas. Que assim possamos enxergar o Jesus que se revela no olhar dos irmãos e das irmãs que têm sede de acolhimento, cuidado, afeto, justiça e sabedoria.

Senhor, ilumina os nossos corações na luz da sabedoria que dá sabor à vida, para que possamos caminhar firmemente sendo manifestação do amor e da justiça, capaz de nos transformar e transformar a nossa realidade e comunidade.

Amém!

 

3º dia 

Tema: A alegria do encontro que se inspira no coração de Maria

Vamos preparar nossas mentes e corações para rezar a vida que cultivamos na defesa da Justiça.

Rezemos: Deus de amor, fonte de sabedoria, por intercessão do Pe. Jean Gailhac, segundo a Tua vontade, concede-nos esta graça que Te pedimos confiantes: capacita-nos a ter a ousadia da busca como caminho que conduz a Ti, para celebrar a alegria do encontro e do acolhimento e para ser ponte de conexão entre todos que compartilham o mesmo espaço da aprendizagem. Te pedimos, capacita-nos, Senhor!

 

Inspiração e nutrição para a oração

Texto Sagrado:

 

 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’”. (Lucas 15,4-6)

Mensagem do Fundador

Diz-nos Pe. Gailhac: “Nada atrai tanto para Deus, nada edifica tanto os/as jovens e toda a gente como a união dos corações numa comunidade. Nada afasta tanto como a falta de união entre as [pessoas]”.

Pistas para reflexão

No coração de Maria, faz-se a síntese do encontro entre Deus e a humanidade. Maria encontra o anjo, acolhe o convite de Deus e gera Jesus. E, em Jesus, Deus vai ao encontro das pessoas: acolhe, abraça, conversa, ensina, aprende e cuida. Não exclui ninguém e se dirige a todos, procurando sempre unir os corações.

Como você tem encontrado as pessoas ao seu redor? Como as tem tratado? Como tem acolhido a todos e todas, sem discriminação?

Você tem procurado unir até mesmo os corações mais distantes, promovendo a alegria do encontro?

 

REZEMOS - Oração: um pedido do coração

Dá-me, Senhor, um coração grande e acolhedor, capaz de identificar a manifestação do Teu amor, pelas mãos dos irmãos e das irmãs, aberto o suficiente para acolher a todos, para reconhecer os dons de Tua graça, os gestos de Tua ternura e a delicadeza do Seu propósito em nossas vidas.

Ajuda-me, Senhor, a tornar o meu coração sacramento de Teu amor. Que ele não se apequene e se aprisione na individualidade do meu ser, mas que se traduza como oferta de amor a Jesus, no acolhimento aos irmãos e às irmãs e na construção de um mundo melhor para todos.

Que o exemplo amoroso do Coração de Maria nos aqueça como o calor do sol aquece e derrete o gelo. E que, assim, possamos abrir os nossos corações para verdadeiramente encontrar as pessoas ao nosso redor e, em seus olhares, encontrar Jesus e lhes acolher, cuidar, dar afeto e promover justiça.

Senhor, ilumina os nossos corações na luz da sabedoria que dá sabor à vida, para que possamos caminhar firmemente sendo manifestação do amor e da justiça, capaz de nos transformar e transformar a nossa realidade e comunidade.

 

Amém!

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.