Publicado em: 04/02/2022
Trio Gestor realiza a primeira reunião pedagógica de 2022

A primeira reunião pedagógica do Colégio Sagrado Coração de Maria - RJ aconteceu no dia 1º de fevereiro, terça-feira, à noite, no auditório Gailhac. Com a participação do Trio Gestor, das coordenações e de todo o corpo docente, foram apresentados temas importantes que ajudarão no trabalho dos professores ao longo deste ano letivo.

A Coordenadora Pedagógica Geral, Prof.ª Rosana Cattete, iniciou o encontro falando sobre as novidades do semestre, e o Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Prof. Carlos Bruno, fez uma breve oração junto com os presentes no local.

O Diretor Executivo, Prof. Amaro França, abordou, em sua fala, o Mundo BANI, um conceito composto por elementos como fragilidade, ansiedade, não linearidade e incompreensibilidade que compõem o cenário geral da atualidade e trazem explicações sobre as dificuldades encontradas nos processos educacionais vigentes.

De acordo com o Diretor, o Papa Francisco convoca todos a pensarem na educação através do Pacto Educativo Global. “Devemos nos impregnar deste referencial para que possa iluminar as nossas práticas docentes.”, explicou.

O Pacto define sete compromissos:

1- Colocar a pessoa no centro

2- Ouvir as gerações mais novas

3- Promover a mulher

4- Responsabilizar a família

5- Abrir-se à acolhida

6- Renovar a economia e a política

7- Cuidar da casa comum

Em sintonia com o Pacto Educativo Global a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano com o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” que, também integrou a reflexão do momento formativo, como  forma de iluminar os profissionais em suas rotinas na escola.

A reunião foi finalizada com um pensamento presente no Texto-base da CF/22 para motivar a todos: “Educar para o belo, o bom e o verdadeiro: a força da beleza é capaz de tocar profundamente e mover o coração das pessoas, envolvendo-as no seu brilho. ”

 Em seguida, as coordenadoras de cada segmento continuaram os trabalhos juntos aos professores dando continuidade às reflexões e o planejamento pedagógico do presente ano letivo.

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.