Publicado em: 11/04/2024
Viagem pedagógica e cultural à Região dos Lagos – 6º ano EF II
Aprender se divertindo pode ser uma experiência incrível. Foi o que vivenciaram os alunos do 6º ano na viagem pedagógica à Região dos Lagos

Na Viagem pedagógica e cultural à Região dos Lagos, a primeira parada dos alunos do 6º Ano (EF II) foi na Praça do Sambaqui da Beirada, um sítio arqueológico em Saquarema, onde os estudantes puderam observar vestígios de pedras, ossos, conchas e de uma fogueira. Eles também visitaram os locais de sepultamento de sambaquieiros. Além disso, aprenderam sobre o ecossistema da restinga, a fauna e a flora do local e a diferença entre as plantas da restinga e as da floresta.

A Praça do Sambaqui da Beirada é um conjunto arqueológico e botânico de importância científica e cultural. Arqueológico porque o sambaqui era um local de moradia temporária de populações humanas pré-históricas que viviam da coleta animal (moluscos principalmente), vegetal (como frutos, sementes, raízes e tubérculos), da pesca e caça; e de grande valor botânico pela vegetação de restinga, representada pela disposição em mosaico, cuja paisagem local é deslumbrante não só pela fisionomia, mas também pela composição florística, com espécies de valor alimentar, medicinal e econômico.

À noite, em Rio das Ostras, um jantar com direito à festa de confraternização animou os educandos.

Na terça, 9, antes do retorno, aconteceu um passeio educativo pelo manguezal ao redor do rio São João, em Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu), durante o qual conheceram o ecossistema do local.

Os estudantes foram acompanhados pelas coordenadoras do segmento, Christiana Coelho e Kátia Soares, além da professora Leila Brandão (Português) e do auxiliar de disciplina Cleiton Gomes.

Foi uma viagem inesquecível.

Confira nas fotos!

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.